terça-feira, 26 de janeiro de 2010

418 - O CDS/PP venceu em 1979 com 76 % dos votos a Junta de Freguesia do Souto

O CDS/PP fez História na freguesia do Souto - em 1979 ainda fazia parte dessa freguesia, as Fontes e o Carvalhal.
Mas o CDS/PP já havia feito história em 1975, quando um seu militante, João Pico, pintou com alguém militante do PPD, as letras garrafais nas paredes da Sociedade Recreativa, com as siglas " CDS" e "PPD".
Esse facto motivou que a Câmara e a Comissão Eleitoral local denunciasse o facto ao núcleo do MFA. No dia das eleições à Constituinte (25 de Abril de 1975), a assembleia de voto, nessa mesma sede da Sociedade Recreativa viu-se cercada por um pelotão enviado pelo RI 2 de Abrantes, comandado por um furriel de Lamego, que dizia estar ali a montar segurança, pois temiam a chegada dos "reaccionários".
Ironia do destino: um desses soldados de vigia nesse pelotão é hoje militante do CDS/PP em Abrantes e confirmou a história.
.
O depósito elevado que se vê na foto foi construído por privados, em 1975/76, através da Cooperativa de Rega do Souto - a CIDAS, uma sigla cujas consoantes são "C-D-S".
Curiosamente, os mesmos que são contra a Torre do Museu desenhada pelo arqº. Carrilho da Graça, também protestam contra a estética deste depósito, construído num local afastado do centro de uma aldeia rural.
Para eles, não tem a miníma importância, se os soutenses com este depósito conseguiram ter água no seu planalto dez anos antes da rede dos SMA. O sofrimento das populações é-lhes indiferente. Só as suas teorias parecem valer.
Como se vê, sempre que o CDS/PP foi determinante na vida local, o progrsso viu-se e provou-se com exemplos palpáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário