domingo, 2 de agosto de 2009

PASME-SE! O verdadeiro significado de "troca tintas" acabou de ser confirmado pelo próprio candidato do PSD neste texto no seu blogue.

DESTA VEZ, NÃO HÁ AREIA ONDE ESPETAR A CABEÇA!
Se alguém entender este texto assinado pelo candidato do PSD, como uma prova de idoneidade e de coerência que o venha apoiar publicamente.
Os abrantinos não podem consentir mais nestes atropelos. A linguagem do Dr. Armando Fernandes, por muito injusta, cruel e cáustica, que possa ter sido, acabou de ser confirmada com inteira justiça pelo candidato cabeça de lista do PSD à câmara, como se depreende da leitura deste texto patético e hipócrita, como segue nesta transcrição:
.
«Acontece que o munícipe (o texto reporta-se a alguém que teria caluniado o presidente da câmara de Arouca) recorreu ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. E o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou Portugal, por ter violado a liberdade de expressão do munícipe, a pagar a este a indemnização que teve de pagar ao presidente da Câmara acrescido da multa.»
.
E prossegue o texto assinado por Santana Maia:
-«Segundo o Tribunal Europeu, embora a linguagem utilizada tivesse sido pouco elegante para com um adversário político, "a mesma tinha de se considerar admissível num sociedade democrática", tendo em conta que "os limites da crítica admissível são mais amplos em relação a um homem político do que em relação a um simples particular".
Em Portugal, ainda vivemos imbuídos do espírito salazarista de subserviência absoluta aos ditadorzinhos em que se transformam quase todos os presidentes da Câmara depois de serem eleitos. E estes ditadorzinhos são muito sensíveis…
A mais leve crítica é quase sempre sentida como uma ofensa de lesa-majestade. E, sem qualquer respeito pelas liberdades fundamentais dos cidadãos, designadamente o direito à liberdade de expressão, recorrem sistematicamente aos tribunais para perseguir e assustar todos aqueles que lhe ousam fazer frente ou criticar as suas decisões. E como para chatear um cidadão, pelo crime de difamação ou injúria, basta pagar a um advogado para deduzir acusação particular contra o desgraçado, o certo é que este, mesmo que venha a ser absolvido, sempre tem de gastar dinheiro com um defensor, de perder uma série de dias em diligências e de sujeitar-se à humilhação de ter de se sentar no banco dos réus.
E isto quando não lhe podem fazer a folha de outra maneira.
Ai do desgraçado se tem uma obra dependente da aprovação da Câmara ou se trabalha directa ou indirectamente para a autarquia.»
PASME-SE!
Quem é, que ainda é capaz de apoiar este candidato do PSD?!
.
NOTA FINAL da responsabilidade de JOÃO PICO:
Talvez que o Dr. Armando Fernandes não merecesse tamanha vitória, mas a sua tomada de posição pode ficar na História Local, como uma das mais certeiras e amigas do concelho de Abrantes que serviu com todo a sua controvérsia. Controvérsia cáustica, de que eu fui uma vítima pessoal.
Porém, ao contrário do candidato do PSD, eu acabo de reconhecer ao Dr. Armando Fernandes - com a elevação e a isenção que ele nunca seria capaz de admitir em mim - todo o mérito dessa sua denúncia, como um feito histórico, a bem da democracia e do combate político, que algumas vezes partilhámos juntos por Abrantes, em memória de Sá Carneiro e Amaro da Costa.
João Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário