quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Padre João Luís Rosa foi o Homem que me ensinou a amar a nossa terra

Chegou à Paróquia do Souto em 1967, vindo da Paróquia do Pego, este sacerdote nascido na povoação das Fontes, na altura freguesia do Souto, há 92 anos.
Padre Jubilado, a ele se deve a fundação da Telescola no Souto em 1968, que começou logo com 17 alunos. Lembro-me desse número porque esses mesmos 17 alunos e alunas escreveram no final do 1º ano uma carta de agradecimento a todos os soutenses que haviam contribuído para a compra da televisão e das carteiras da improvisada sala na própria Igreja Matriz.
Fundou o Boletim Paroquial "Souto do Zêzere", um nome que o pároco quis sublinhar com intencionalidade, e que logo aí, me ensinou a ver no rio Zêzere e na sua mais importante albufeira, - a do Castelo de Bode - um futuro promissor e uma riqueza inestimável para a nossa região.
Com ele partilhei muitos pedaços de tarde a falarmos das obras que era mister fazer pela paróquia. E assim têm continuado os nossos diálogos, agora mais pelo telefone e que culminou com esta natural e simbólica adesão ao meu projecto de candidatura. Advertiu-me que já não poderia caminhar hoje, como sempre gostou de o fazer pelas nossas terras, mas que ainda assim, teria todo o gosto em manifestar o seu apoio num lugar último da lista à Câmara.
Esta amizade que partilhamos desde 1968 não podia ter encontrado melhor momento para ficar assinalada em nossas vidas.
Eu fico muito grato ao Padre João Rosa por esta sua generosidade, por mais esta lição de vida que me quis dar. Fiquei com redobrado ânimo para não decepcionar as suas expectativas e a confiança que depositou em mim.

Obrigado Padre Rosa.

João Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário