quarta-feira, 17 de junho de 2009

O FUTURO MORA EM ABRANTES

Muita Água, Muita Vida, Muito Verde!

A maior facilidade de se construir, quando bem ordenada, por quem sabe ter a visão de uma verdadeira perspectiva de futuro, - tendo em conta a natureza deste concelho onde por cada abrantino residente, há pelo menos, outros dois abrantinos a trabalharem fora - tem tudo para resultar em sucesso.
Mesmo se muitos desses abrantinos vierem inicialmente com o pretexto da segunda habitação, não deixa de ser um marco importante. Desde logo, porque há que estimular o crescimento dos habitantes nas freguesias e a aposta nos abrantinos que trabalham fora, é a forma mais forte de dar início a esse repovoamento. Depois, as receitas também não são de desprezar (IMT, IMI, taxas, mais-valias, licenças, ramais de ligação, materiais, animação do mercado, mais postos de trabalho, etc, etc...). Como primeiro embate de mudança, não se conhece outra situação de mais rápida aceitação e de maior significado social. O incremento e estímulo na fixação e na presença dos nossos, na nossa terra, gera outra dinâmica cuja força nos faz ter esperanças renascidas.
Basta ver como em concelhos vizinhos, nomeadamente, o trabalho da tristemente célebre "importação" de casais brasileiros. Estes não se adaptaram, e tudo fracassou.
Com os abrantinos, há sempre a certeza de que o seu comprometimento com a terra, está assegurado, à partida. Depois, há que esperar pelas mutações daí decorrentes. E não tarda que filhos ou netos se alinhem na fila de espera, no desejado regresso à terra.
E uma terra onde se aposte no futuro, tem o mesmo futuro assegurado, o que não deixa de ser muito reconfortante para os nossos jovens. E poderá desde logo dizer-se com segurança:
- O Futuro mora em Abrantes!
E isto diz tudo...

Sem comentários:

Enviar um comentário