quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mais incompetente, e neste caso mais cínico, do que o Director da ACES é o próprio Presidente Nelson de Carvalho

O Director do ACES (Centro de Saúde) colocou um aviso no Posto Médico de Vale das Mós, dando como alternativa à falta de médico, a possibilidade de os doentes se deslocarem ao Centro de Saúde em Abrantes.
Como havia uma distância a vencer de 20 km (e a suportar por quem não tinha meios para se deslocar nos dois dias da consulta semanal), qualquer presidente de Câmara minimamente competente e zeloso, sendo possuidor de viaturas municipais de transporte e superitendente dos Bombeiros Municipais e tendo ainda outros recursos de transporte, saberia contratar o transporte necessário e adequado para transportar de ida e volta ao Centro de Saúde, todos os doentes que, pelo menos, nesses dois dias da semana precisassem de consulta.
Mais: sabendo-se que a Junta de Freguesia está ao lado desse Posto Médico de Vale das Mós, aberta todos os dias até era fácil saber de véspera quais as necessidades de transporte nesses dias de consulta ou noutros que se viessem a estabelecer.
Ao invés, o presidente de Câmara Nelson de Carvalho arrastou consigo toda a unanimidade para coisa nenhuma. Desde logo, não compete ao presidente de Câmara "requerer" a demissão de um director clínico com quem de resto sempre pareceu entender-se, quando como este acabou por revelar, a Câmara Municipal não se prontificou a colaborar com mais nada. E neste caso de Vale de Mós, a solução até acabava por pertencer quase por inteiro à Câmara Municipal.
Bastava ao presidente ter disponibilizado uma viatura para o transporte dos doentes nestes últimos quatro meses. O presidente como sempre nada fez. E como agora se viu confrontado com o protesto dos 234 votos em "branco" e só 26 votos a darem a "vitória de Pirro" ao PS, nessa freguesia, tentou uma manobra de baixa política.
As pessoas é que contam,dizem. Só que o presidente de câmara e todo o executivo, nunca praticou o bem, nem deu mostras de possuir a sensibilidade necessária para resolver um problema bastante fácil de solucionar. Bastava um transporte e todos tinham tido a necessária assistência médica.
Tenha vergonha Sr. Presidente. Não brinque mais com os munícipes. Aquele comunicado é de baixo nível e envergonha a autarquia que o Sr. ainda administra, como se está a ver.
O ABRANTES POPULAR tem SOLUÇÕES.
Assim outros também as tivessem ou se preocupassem com elas. Paradoxalmente, o candidato sobrinho neto do médico do meu avô e que conheci muito bem, de apelido Santana Maia, falava em construir mais centros de saúde no centro histórico e nem suspeitou do que se passava por Vale das Mós, quando diz que falou com o Director do ACES.
Por aqui se vê que não basta ter escritório por Abrantes para se ter boas soluções.
João B. Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário