terça-feira, 23 de junho de 2009

A Fonte do Vale, na Carreira do Mato foi escolhida para centro da implantação nova ETAR

A nova etar depois de um autarca da junta a ter afastado do seu quintal na vertente voltada para a " bandeira azul" da praia da Aldeia de Mato, - sublinhe-se a bizarria desta opção, uns dias depois de se elogiar a pureza daquela água - logo se "mudou" para a vertente oposta que tem o inconveniente desse vale cair sobre a captação da Cabeça Gorda.
A etar a "alimentar" a captação que irá chegar a todo o concelho em 2014.
Assim vai o nosso "mau ambiente"...

Um vale verdejante que irá soçobrar pela fraca visão dos autarcas municipais...

A fonte do Vale que a Amimato há dois anos recuperou irá ser arrasada para lá se construir a ETAR
Este imponente e centenário choupo, que sempre resistiu aos fogos, irá agora ser abatido.
Quando tudo seria mais fácil uns 500 metros mais à frente num outro vale escondido da população, antes da entrada na povoação da Carreira de Mato.
E porque razão os esgotos não são bombados para sul da E.N. 358?!
Para sul da EN 358 evitava o inconveniente de contaminação das águas da própria captação municipal - a albufeira do Castelo de Bode que fica cerca de 1.500 metros abaixo desta projectada implantação nesse vale contíguo à Cabeça Gorda e Carreira de Mato. Tanto mais que a etar não é de grau três, quanto a purificação.
Estão a descarregar uma etar sobre as águas da captação que dão de beber a todo o concelho. Esse é um aspecto demasiado sério e grave, que o executivo PS não soube acautelar, nem se preocupou minimamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário