quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PROPOSTA Nº 6 do ABRANTES POPULAR - A LOJA das FREGUESIAS na Velha Garagem dos Claras/Rodoviária



A LOJA DAS 19 FREGUESIAS

Estando no Centro Histórico de Abrantes
como conhecer o resto do concelho?
;
A geração dos nossos avós reconhecia as pessoas das diferentes freguesias pela chegada das carreiras à velha Garagem dos Claras.
Porém, aos visitantes da cidade, aos turistas em geral nada se apresenta de concreto e objectivo - pese algumas fotos no exíguo Posto de Turismo - no tocante a conhecer o concelho na sua vasta extensão.

;
Em resumo, não há um espaço amplo onde por um ou por vários pisos se pudessem observar as fotos das melhores paisagens, as fotos ou as reproduções dos edifícios mais representativos de cada freguesia, as igrejas e as capelas, os miradouros, as margens da albufeira, as margens ribeirinhas do Tejo e outras ribeiras, os restaurantes, o artesanato, os trajes, as tecedeiras, os oleiros e os artífices em geral.
;
O velho edifício da Garagem dos Claras / Rodoviária poderia ser esse Centro de Divulgação: um autêntico museu das 19 Freguesias.
Escalonadas pelos vários pisos, tipo mezanine, com montras envidraçadas voltadas para a via pública - a montra das 19 freguesias - ali se poderiam acolher todas as fotos, cartazes e brochuras de cada uma das freguesias, dando emprego entre 19 a 38 jovens e idosos com conhecimento das realidades de cada freguesia, desde a acção social, do desporto, ao artesanato, à gastronomia e à doçaria.
;
Num pequeno auditório passariam pequenos filmes e outras palestras de animação cultural e de divulgação histórica. O artesanato comercializado num bazar próprio seria outra das fontes de receita da LOJA das FREGUESIAS.
Funcionando com entradas pagas a preços módicos, aquela unidade poderia sustentar-se a si própria, funcionando em horário nocturno, pelo menos aos fins de semana.
Àquela garagem já não chegariam as carreiras de todas as terras, mas chegariam todas as informações que pudessem orientar os visitantes a demandarem por essas terras fora, num estímulo de promoção turística orientada para a coesão municipal e para o reforço da animação cultural de cada origem.
O concelho acabava por ser dado a conhecer a partir do Centro Histórico, com toda a dignidade e o grau profissional que a aposta na promoção turística exige e merece.
A história, podia ser encontrado naquela LOJA das Freguesias com o merecido destaque que só um Centro Histórico pode dar.
;
A LOJA das (19) FREGUESIAS é a 6ª PROPOSTA desta Candidatura vocacionada claramente para a coesão municipal: um novo conceito de concelho com 19 freguesias, com realidades bem palpáveis e concretas. A estratégia que todos conhecem e sabem compreender de imediato.
João B. Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário