domingo, 4 de janeiro de 2009

Os deputados do CDS/PP chamam Ministro da Cultura ao Parlamento


CDS/PP pede presença do Ministro da Cultura na comissão parlamentar

04.01.2009 - 08h56 Lusa
O CDS/PP enviou ontem uma carta ao presidente da comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura a pedir a presença do ministro da Cultura na comissão, com "carácter de urgência", para a esclarecer sobre "os compromissos não cumpridos". Na carta, os deputados centristas Pedro Mota Soares e Teresa Caeiro referem que, "até ao momento, nenhum dos compromissos do Governo e deste ministro relativamente à preservação do património foram cumpridos".
;
O ministro da Cultura prometeu "fazer mais e melhor com menos meios do que a sua antecessora" e responsabilizam-no por, passado quase um ano de ter entrado em funções, esse objectivo estar "longe de ser atingido".
"O ministro da Cultura tem que explicar na comissão como é que a dois meses da ARCO e a seis da Bienal de Veneza a presença de Portugal nestes dois certames, que são de extrema importância para a internacionalização da Cultura portuguesa, ainda não estão definidos", sublinhou.
;
Acrescentou que "outra das grandes preocupações" do CDS/PP consiste na falta de regulamentação da Lei de Bases do Património, que, em Abril de 2008 quando questionado pelos centristas, "o ministro da Cultura prometeu ficar concluída em 2008 e continuar por concluir".
;
"É urgente que o ministro explique à comissão todas as promessas que não cumpriu, entre as quais a de que iria legislar no sentido de que todas as grandes empresas de obras públicas fossem obrigadas a oferecer um por cento do valor de adjudicação em obras de requalificação, sob a forma de mecenato", concluiu.
;
NOTA: Abrantes Popular solidariza-se e vai enviar email aos deputados Mota Soares e Teresa Caeiro para alertar para o desacerto dos arranjos das Muralhas do Castelo...
... (a vereadora da Cultura diz não haver "infiltrações" mas apenas detiorização das rochas que suportam as muralhas... Estranha forma de iludir os efeitos da água e da humidade a amolecer essas rochas... Estranho, não será?!).
...
Abrantes Popular também vai querer saber onde param os tais 20 milhões de euros do Museu de Arqueologia Ibérico de Abrantes e quanto é que a CMA já recebeu do Ministério da Cultura para "pagar" os 750 mil euros dos honorários do projectista Carrilho da Graça.
João B. Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário