terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Câmara prejudica Rio de Moinhos por causa do seu autarca? A ser assim, está na hora de mudar também aqui.

Desde Setembro último, que temos vindo a assistir a um verdadeiro festival de prepotência e incapacidade de saber torcer, por parte da Câmara Municipal de Abrantes, relativamente à aplicação de um programa de sinalização da cidade de Abrantes, onde colocaram no mesmo programa o trânsito no núcleo urbano de Rio de Moinhos, a pedido da actual Junta de Freguesia e até de anteriores executivos.
;
Muito se tem escrito e dito sobre o assunto, porquanto, a nova postura de trânsito, tão rápida foi a colocar, não satisfaz nem pouco mais ou menos os fregueses que andam numa autêntica roda-viva contra a atitude dos autarcas, incluindo o Presidente da Junta, que ao que dizem, não tem sabido contrariar o processo e classificam de retaliação o que a Cãmara faz, pelas “atitudes” cometidas no mandato, face à inoperância e incompetência da Câmara espelhadas aliás, nas presenças do Presidente em sessões públicas da Câmara e em escritos na comunicação social e blogue da Junta de Freguesia.
;
Tudo isto resulta no facto de em Agosto último a Câmara ter enviado à Junta de Freguesia o respectivo projecto de postura e colocação de sinalização sem qualquer estudo adicional.
A Assembleia de Freguesia reuniu em 18 de Setembro com vista à apresentação de alterações ou sugestões, que remetidas à Câmara não produziram quaisquer efeitos práticos tendo o projecto sido aplicado a toda a velocidade.
;
Não deixo no entanto, de transcrever parte do que o Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos aludiu num texto do blogue da Junta como segue:
“Com o aumento significativo de automóveis que transitam dentro da aldeia urge uma solução para minimizar as filas ou até mesmo evitá-las. Muitas pessoas passam por dentro de Rio de Moinhos para ir até Aldeinha, Pucariça, Aldeia do Mato, Barragem do Castelo de Bode, etc.
Muitas vezes torna-se complicado visto o estacionamento ser realizado de qualquer maneira e sem respeitar o código da estrada.
Vários anos à espera deste momento para que, de uma vez por todas, o trânsito em Rio de Moinhos possa ser mais rápido e assim evitar filas e filas de automóveis no coração da aldeia”.
;
Ora, posto a nu esta certeza do Presidente da Junta a ver pelo último parágrafo, o que terá corrido mal para que quase ninguém concorde com o que foi feito?
Esta pergunta, tive a oportunidade no dia de hoje de a fazer precisamente a alguns fregueses, ao que me adiantaram que "a incapacidade é de ambos os lados agravado com o facto de não haver da parte do Presidente da Junta a mobilização que se impunha para mudar o que está mal"!
;
Não sou nenhum técnico da matéria nem tenho pretensões a tal, mas ao percorrer as principais artérias da aldeia, verifiquei que cometeram uma grande atrocidade com graves prejuízos para toda a gente, inclusive os poucos comerciantes que ali ainda vão sobrevivendo.
;
Bem, mas nada disto me admira. E sabem porquê? Porque em 2003, a Câmara enviou à Junta de Freguesia de Tramagal um ofício com carácter de urgência, no sentido de se estabelecer uma proposta de postura de trânsito no lugar de Crucifixo que não tinha, bem como a atribuição de toponímia a algumas ruas de Tramagal e Crucifixo.
Já lá vão 6 anos sem que tenha havido qualquer decisão ou aplicação!
;
Tire-se as conclusões: a Junta de Tramagal é da mesma cor política do executivo camarário; a Junta de Rio de Moinhos é de outra cor política, embora o seu presidente refira que é independente apoiado. O seu estilo e "comportamento" estão a ser penalizados pelos senhores da Câmara com os prejuízos daí decorrentes e sem solução, talvez, ainda no que falta deste resto de mandato, mesmo depois de a população ter encetado um abaixo-assinado que não irá, com toda a certeza, valer de nada.
Isto significa que está na hora de mudar também em Rio de Moinhos!
Abílio Pombinho

Sem comentários:

Enviar um comentário