quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"VELHO e RELHO" dos " Novos Desafios" de 2005 ao Plano de Comunidade + viva de 2009, é tudo mais do mesmo

EM 2005, o PS com Albano Santos prometia isto:
- Dinamizar o sector do turismo - Promover o concelho como zona de fortes potencialidades turísticas - Passar para o âmbito de uma empresa municipal a promoção do sector do turismo em Abrantes - Criar o Plano Estratégico para o Turismo - Desenvolver o Aquapólis como principal zona de recreio estival e centro de animação da região - Valorizar a cidade desportiva, enquanto motor de atracção de eventos de massas - Valorizar o Centro Náutico de Aldeia do Mato com a operacionalização do alojamento (bungalows) - Implementar uma nova estratégia de relacionamento com todos os agentes públicos e privados a operar no sector do turismo local.
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EM 2009, o PS acrescenta mais isto:
- Implementar o troço da Grande Rota do Zêzere - percurso pedonal, cicláveis e canoagem - desde a nascente até à foz do rio Zêzere (Matagosinha, Maxial, Fontes, Souto, Aldeia de Mato, Martinchel e Casal do Rei);
- Promover os galardões da Bandeira Azul e Praia Acessível;
- Reforçar a instalação de bungalows;
- Requalificar o acesso a partir de Martinchel, entre Vale de Chões e Aldeia de Mato;
- Criar condições de acesso ao plano de água para embarcações em Aldeia de Mato;
- Estudar a criação de uma praia fluvial no Sobral-Fontes;
- Definir um espaço rural entre Fontes e Maxial.
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O NOSSO COMENTÁRIO:
- De 2005 para cá, nada de novo na Praia Fluvial da Aldeia de Mato, a não ser a mudança do concessionário, que logrou firmar a Bandeira Azul;
- Em 2009, dão a "nascente do rio Zêzere na Matagosinha", quando esse rio nasce na Serra da Estrela e suporta 11 barragens no seu percurso;
- Curiosamente a "Grande Rota do Zêzere" foi defendida em 1973, numa exposição escrita pelo então Capitão de Fragata e médico, Gabriel Prior, natural e residente na Matagosa, e apresentada ao presidente da Câmara de Abrantes, Prof. Esteves Pereira, defendendo uma estrada marginal desde Martinchel até à Matagosa (estrada que o concelho de Vila de Rei, fez implantar há quatro anos atrás com o traçado marginal à albufeira e piso próprio para automóveis, mas que não encontrou seguimento a jusante da Ribeira de Codes, já no concelho de Abrantes);
- Também no acesso de embarcações para o plano de água, surpreende o inexplicável atraso de sete anos, pois não se concebe uma praia sem o necessário acesso para barcos, funcionando o sistema de desenrascanço " pau e corda";
- O mesmo se diga do acesso que tantas vezes falámos da Estrada do Vale da Vinha, que começa no Vale de Chões (que não é Martinchel, porque desta ao dito, Vale de Chões, já temos a EN 358), pese nada se dizer quanto a um desvio no interior da povoação da Aldeia de Mato face à excessiva circulação automóvel e atrelados pelo interior dessa pictoresca sede de freguesia, cujo impacto negativo pode matar a "galinha dos ovos de ouro", como já havíamos alertado há muito.
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Quanto à praia fluvial no Sobral - Fontes (melhor dizendo, Maxial de Além), fica por definir mais uma vez a zona da Conheira, com a sua capela em ruínas ali à beira de água, um quilómetro a montante desse Sobral e 3 quilómetros antes, lá continua a Cabeça Ruiva à espera, ali especada a ver a Ilha do Lombo e a Estalagem na margem oposta.
Chamar a esta manta de retalhos, um "plano estratégico" é pura demagogia.
Porém, o que mais nos espanta, é o PS ter fugido à sua grande omissão: a via rápida que ligasse a cidade de Abrantes (o Parque Desportivo Municipal e S. Lourenço), pela via de 6 km do Paúl, Vale da Cerejeira até ao entroncamento dos limites de S. Vicente com Aldeia de Mato, Souto e Carvalhal, na E.N. 358.
Um "plano estratégico" sem atender à forma mais rápida e mais fácil da cidade chegar à albufeira, só realmente, por quem não sabe mesmo nada do que anda a prometer. Melhor dizendo: a enganar-nos!

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