domingo, 9 de agosto de 2009

CARVALHAL está acima da visita de uns pândegos à sua festa...

A candidata do PS não pode "assobiar" para o lado. Ela foi governo municipal há dois anos e meio e está sempre a falar na "proximidade às pessoas", dizendo-se membro da equipa de Nelson de Carvalho.
Ora os dados recolhidos na Rede Social há uns anos atrás, mostram como este PS nada fez, nem soube preparar o futuro do Carvalhal.
A sede dos "Os Bolotas" levou vários anos a aprovar, no meio de um processo que em 2002 denunciei nos jornais. Vergonhoso!
.
CARVALHAL
Freguesia situada na zona norte de Abrantes, com uma extensão de 17,421 Km2, nela residem, segundo os dados definitivos dos Censos de 2001, 1.006 habitantes (dos quais 50,6% são mulheres), ocupando 3,0% da área do concelho e representando 2,4% da sua população.
Entre 1991 e 2001, a freguesia “perdeu” cerca 14,4% da sua população residente.
FONTE: Censos 91, Censos 2001, INE

Também a população jovem viu largamente reduzido o seu número de efectivos, entre 1991 e 2001, registando-se uma diminuição de 104 jovens (-50,7%), logo, o seu peso percentual no total de habitantes é também menor.
Apenas o grupo etário “idosos” aumentou em 63 o número de efectivos.Total de habitantes:1 006
FONTE: Censos 1991 e Censos 2001, INE
Verificamos que o índice de envelhecimento regista na freguesia (290,0%) um valor bastante superior à média do concelho (184,1%).
Os índices de dependência total, de dependência de jovens e idosos, no mesmo período, registam valores que indicam o acentuar do envelhecimento na freguesia, de uma forma mais acentuada do que o verificado a nível concelhio.
O índice de dependência de jovens apresenta uma variação de –40,4%, relativamente a 1991, enquanto o índice de dependência de idosos apresenta uma variação de 54,0%.
No que concerne à estrutura económica, o Carvalhal apresentava, em 2001, uma taxa de actividade de 35,8%, valor alguns pontos percentuais abaixo do verificado para a taxa de actividade média concelhia (43,8%). Quando analisada a repartição da população por sector de actividade económica, a maior parte da população da freguesia estava ligada ao sector secundário, abarcando 51,6% da sua população activa, em actividades que incidem, sobretudo, na exploração florestal e na construção civil.
Gráfico 14 – População Activa por Sectores de Actividade Económica - 2001
Primário 7,2% Secundário 51,6% Terciário41,2%
FONTE: Censos 2001, INE
No plano educativo, a freguesia, apresenta baixos níveis de escolaridade, verificando-se que 174 habitantes não possuem nenhum nível de ensino, o que representa 17,3% da população residente da freguesia, dos quais 65,5% são mulheres. Por outro lado, 45,7% da população apenas possui o 1º Ciclo de escolaridade.
Cerca de 14,7% dos efectivos populacionais da freguesia encontram-se a frequentar o ensino, dos quais 53,4% são mulheres.
Comparativamente com o que se verifica em termos concelhios, os dados da freguesia, apresentam valores superiores nos níveis de ensino até ao 3º ciclo do ensino básico,

Ao nível das infra-estruturas básicas, podemos destacar as seguintes:
⌦ Infra-estruturas de Saúde
􀂉 Extensão do Centro de Saúde com posto médico e de enfermagem;
􀂉 Farmácia.
⌦ Infra-estruturas de Acção Social
􀂉 ANAMCAR (Associação de Naturais e Amigos do Carvalhal), que integra valências de apoio aos idosos, envolvendo 10 utentes no Centro de Dia (6 homens e 4 mulheres) e 6 em Apoio Domiciliário. Todos os utentes são residentes na freguesia e 90% têm idades que se situam entre os 76 e os 85 anos. Quanto às habilitações literárias todos possuem o 1º ciclo do ensino básico. Actualmente, encontram-se em funções 3 trabalhadoras (2 auxiliares e uma cozinheira).
⌦ Estabelecimentos de Ensino
􀂉 1 Jardim de Infância no Carvalhal;
􀂉 1 Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico: 1 Carvalhal ;
􀂉 1 Escola do 2º Ciclo do EBM em Carvalhal.
⌦ Equipamentos/ Associações Culturais e Recreativas
Equipamentos
􀂉 Salão de Festas.
Associações
􀂉 ANAMCAR- “Associação de Naturais e Amigos do Carvalhal”;
􀂉 Grupo Folclórico Infantil e Grupo Etnográfico “Os Bolotas“ do Carvalhal;
􀂉 Centro Cultural e Recreativo de Matagosa;
􀂉 Associação Cultural e Recreativa “Os Unidos Carril e Sobral Basto” (Carril).

⌦ Equipamentos/ Associações Desportivas
Equipamentos
􀂉 Campo de Futebol do Carvalhal.
Associações
􀂉 ANAMCAR- “Associação de Naturais e Amigos do Carvalhal”;
􀂉 Associação Desportiva, Recreativa e Cultural “Clube Naval Margem Sul” do Carvalhal.

Através do inquérito efectuado a entidades locais desta freguesia, podemos aferir a existência de algumas problemáticas, algumas delas decisivas no próprio processo de desenvolvimento sócio- económico da freguesia.
Neste âmbito, é priorizada a necessidade de construção de habitação por forma a resolver algumas situações de carência existentes, que apesar de sinalizadas nada foi feito para as resolver.
Relativamente, à Associação de Naturais e Amigos do Carvalhal (ANAMCAR) é importante referir que a instituição depara-se, actualmente, com grandes dificuldades de gestão financeira, devido ao baixo nível de sustentação económica traduzido pelos baixos recursos e pelas reformas diminutas dos seus utentes. É urgente, uma intervenção para humanizar as infra-estruturas (Centro de Dia e Centro de Saúde) por forma a melhorar, substancialmente, a qualidade dos serviços de bem estar social prestados à população.

Sem comentários:

Enviar um comentário