Em 24 de Junho de 2002, todo o executivo PS mais dois vereadores do PSD e a vereadora da CDU, deliberavam por "unanimidade" proceder à demolição da cobertura da ARCABIS - Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Bioucas, pois entendiam que a mesma deveria ser em betão e telha e não aceitavam os perfis e as asnas metálicas na cor verde. E nem faltou sequer a costumeira ameaça de prisão a quem se opusesse à demolição da CMA...
Em 1 de Julho de 2002, oito dias depois, na sua primeira sessão como vereador, João Pico deu conta de que estivera na reunião de Assembleia de Freguesia de Souto, de maioria PS, nesse fim de semana anterior e aí tomou conhecimento (conforme consta da respectiva acta da sessão de câmara) do absurdo e da brutalidade de tal decisão, o que viria a fazer recuar o executivo na sua perseguição àquela instituição. Uma instituição que cresceu graças ao esforço e empenho exclusivo dos seus associados, pois nunca a CMA terá dado qualquer contributo para a ARCABIS.
Acontece que nas suas visitas às Associações da Freguesia do Souto, em 26 de Julho, lá vem expresso o voto da excelência dos trabalhos das populações locais proferido pela primeira vez pela candidata, não obstante ser a mesma vereadora a tempo inteiro, há dois anos e meio, e o seu colega de lista (Valamatos) vereador a tempo inteiro há cinco anos, precedido de três anos como assessor do presidente da câmara, para os assuntos das colectividades e do desporto.
Vale a pena recordar ainda o que o blogue da candidata do PS escreveu, e perceber como posturas desta hipocrisia só desacreditam a política local, os autarcas e os candidatos que fazem uso dela, e que o ABRANTES POPULAR se demarca com toda a veemência:
«A candidata Maria do Céu Albuquerque felicitou a Associação pelas “excelentes” condições do espaço e pela forma dinâmica como sabem trabalhar para a comunidade local: “Têm vida e ideias e um papel muito importante junto da população da Atalaia. É muito bom saber que aqui há tanta gente jovem numa associação”, disse. Incentivou os jovens a organizarem-se em novas parcerias com a Câmara, a Junta de Freguesia e outras instituições, no sentido de dinamizarem actividades viradas para as crianças e para os idosos.De seguida, a candidata e a sua equipa foram recebidos no Salão da ARCABIS – Associação Recreativa e Cultural Amigos de Bioucas. O salão desta Associação localiza-se na garagem do edifício de apoio ao largo das Festas. É uma sala polivalente, um espaço amplo e agradável, onde a decoração das paredes é composta por trabalhos manuais realizados pelos seus utilizadores. O espaço é palco de várias iniciativas locais e, durante a realização das festas locais, é adaptado a capela para realização da missa.Aproveitando a passagem por Bioucas, os candidatos deslocaram-se ao miradouro local, onde é possível apreciar uma, das muitas, paisagens sobre a albufeira da barragem de Castelo do Bode.
No Centro de Dia do Souto, que acolhe actualmente 18 utentes e realiza apoio domiciliário nas localidades de: Bioucas; Carreira do Mato; Fontes; Souto; Ribeira da Brunheta; Carvalhal e Sentieiras (Fontes). O edifício onde funciona está preparado e equipado para funcionar também com a valência de lar, disponibilizando 10 camas para o efeito, aguardando apenas o licenciamento da Segurança Social. O Centro de Dia tem 4 funcionários e uma directora técnica. A candidata à Câmara de Abrantes considerou que o trabalho que esta instituição realiza “é uma resposta social muito importante nesta zona do concelho”.
A comitiva seguiu depois para a Ribeira da Brunheta onde contactou com a Associação Recreativa e Cultural. A sede desta associação funciona em anexo ao recinto de festas e a sua função é, precisamente, a dinamização das tradicionais festas da Ribeira da Brunheta. Na altura da visita, decorriam já alguns preparativos para a realização das tradicionais festas da Ribeira da Brunheta, marcadas para os dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto.
A última associação visitada foi a Sociedade Recreativa do Souto. A Sociedade Recreativa do Souto foi fundada em 1969, através do esforço financeiro e da boa vontade das pessoas da localidade.»
Da Atalaia ficou por esclarecer o fraco ou nulo apoio da CMA e a razão porque ainda não lhe construíram nestes 14 anos, o mais que merecido polidesportivo. E o mesmo desinteresse e omissão também se podia estender à ARCABIS, (quiseram a CMA de Nelson de Carvalho e a "unanimidade" do PSD demolir essa obra), ao Centro de Dia (cujo primeiro projecto foi apresentado por João Pico, na altura vice-presidente da Casa do Povo, quando José Rodrigues Branco foi vereador à CMA e presidente dessa Casa do Povo). Quanto à Associação da Ribeira da Brunheta e à Capela restaurada nada há a assinalar como apoio da CMA.
Este PS da candidata Maria do Céu Albuquerque foi absoluta e grosseiramente OMISSO.
Os poucos dirigentes (um ou dois, no máximo três num dos casos) que a receberam, fizeram-no em atenção às boas regras da cortesia e boa educação.
Quanto à Sociedade Recreativa do Souto, o presidente da direcção, até há umas semanas atrás, quando ainda não era cabeça de lista à junta pela lista do PS, costumava queixar-se do apoio negado a essa colectividade. Sendo certo, que desde 2006 que vem preparando nessa colectividade a sua própria candidatura, não sendo estranho os dois almoços em Novembro de 2006 e novamente em Novembro de 2007, nos quais teve o presidente da Câmara e dois outros vereadores do PS e a actual candidata do PS, como convidados especiais. Foi muito notado na altura, a forma acintosa desse presidente da direcção (agora candidato à junta pelo PS) em tentar opor-se a que João Pico e Adelino Branco (dois principais fundadores) usassem da palavra nesses almoços.
ABRANTES está na Europa.
Abrantes não é mais espaço do continente africano ou do continente sul-americano.
Sem comentários:
Enviar um comentário