sexta-feira, 24 de abril de 2009

O LÚDICO no enriquecimento escolar

Alguém definia o Lúdico como a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, raciocinio de uma crianca através de jogos, música, dança, mímica.O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros, tornando qualquer aprendizado leve e descontraido.
.
Foi a candidata do PSD à Junta de Alferrarede quem abordou o tema pela primeira vez, e neste aspecto, não tenho nenhuma relutância em mencionar esse facto, que já vinha sendo discutido no seio do ABRANTES POPULAR.
Curiosamente, foi a nossa candidata, Drª. Vera Santos, que integra a lista à Assembleia de Freguesia de Alferrarede pelo CDS/PP, quem nos deixou algumas pistas na abordagem do problema.
.
Disse a candidata do PSD, Dora Caldeira, "que a Câmara, recorde-se, contratou algumas empresas para assegurarem a tal «Escola a tempo inteiro», mas não revelou qualquer preocupação em saber se as mesmas reuniam qualidades e certificações para proporcionarem aos alunos verdadeiras aprendizagens e saberes. Afinal, a única preocupação que teve foi com o orçamento que cada uma apresentou (quanto mais baixo, melhor) e ocupar, de qualquer maneira, repito, de qualquer maneira, estas crianças".
.
Temo que ela tenha razão, infelizmente o digo, olhando na perspectiva dos malefícios da aprendizagem das nossas crianças. Lendo a acta da Sessão de Câmara de 14/10/2008 apenas ficámos a saber que foram duas empresas, as escolhidas e pelo montante global de cerca de 270 mil euros, para ministrarem as aulas de inglês (JNGR) e as aulas de Música e Actividades Desportivas / a Lúdico-Ideias).
E prosseguiu a candidata do PSD:
"Tem sido um rol de verdadeiras «trapalhadas» estas aulas, onde algumas das pessoas contratadas pelas empresas não tem qualquer formação pedagógica, nem qualquer conhecimento do currículo e da disciplina que têm que leccionar. Ou seja, podem ser professores dos nossos alunos qualquer um que apareça a dizer que está disponível para passar um tempo com as crianças".
Vera Santos, como educadora de infância fez uma abordagem ao problema como especialista de ensino infantil que é, que concordo inteiramente, quando diz:
- «A meu ver, tem de haver qualidade, a qualidade é de facto, uma palavra-chave! Se não houver qualidade, certamente que não haverá aprendizagem por parte das crianças! Então, essas actividades significam, sim, um mero passar de tempo e consequentemente, não trarão benefícios, nem desenvolvimento plural. As pessoas contratadas devem ter habilitação ou formação pedagógica para leccionar, seja música, inglês, ou qualquer outra área. Com tantos professores no desemprego, porquê colocar pessoas sem habilitação específica?
Penso que a este nível, há uma necessidade patente de inovar e repensar a qualidade da Educação, porque as crianças que temos hoje, serão os adultos de amanhã! Deverá haver uma articulação coerente entre o currículo nuclear e as actividades de enriquecimento, com profissionais de qualidade! Estamos em período de crise, mas uma Educação de qualidade deve estar em primeiro plano e, deve ser uma das principais apostas!».

Sem comentários:

Enviar um comentário