sábado, 14 de fevereiro de 2009

Discurso de Abílio Pombinho, durante o jantar de apresentação oficial do Candidato João Pico

Muito boa noite, minhas Senhoras e meus Senhores.
É para mim uma grande satisfação abrir esta fase oratória que temos para vos oferecer.
Mas antes, e para os que não me conhecem, aqui vai o meu nome: Abílio Pombinho, sou natural do Tramagal, logo do Concelho de Abrantes.

Senhor Presidente do CDS-PP, Dr. Paulo Portas.
É uma honra recebê-lo aqui em Rio de Moinhos uma das mais emblemáticas Freguesias do Concelho de Abrantes.
Os militantes, simpatizantes e apoiantes aqui presentes a quem desde já saúdo, também o apreciam e sabem reconhecer o seu trabalho e do muito que tem remado contra a maré sempre a favor dos mais desfavorecidos, dos idosos, dos desempregados, dos jovens e outras camadas deficitárias da população, em matérias tão sensíveis como a saúde, o emprego, a segurança, ensino e a fiscalidade, num partido, o CDS-PP, que na Assembleia da República tem sido um verdadeiro campeão na apresentação de soluções credíveis para a resolução dos problemas imediatos dos portugueses e que a actual maioria PS obsta a que possa acontecer.

Senhor Presidente, Dr. Paulo Portas:
Foi com grande satisfação que recebemos a notícia da sua imediata disponibilidade para apadrinhar o anúncio oficial do candidato do CDS-PP em Abrantes às próximas eleições autárquicas. Queremos por isso agradecer-lhe reconhecidamente.

Quero saudar o Sr. Presidente da Distrital de Santarém, o Sr. Herculano Gonçalves pela atenção que nos tem dispensado num claro sinal de que a união faz a força.
Também as delegações das Concelhias do nosso distrito aqui presentes desejando-lhes a maior sorte do mundo nas batalhas onde estão envolvidos.,

E claro os abrantinos, os que aqui estão, e os outros das 19 Freguesias que compõem o nosso Concelho de Abrantes, dizer-lhes que é por todos nós que vamos trabalhar.
Finalmente, saudar a Comunicação Social, cujo papel que desempenham é muito importante, e hoje, na difusão daquilo que aqui se vai passar mormente pelo caudal de oportunidade que nos facultam.

E desejamos que difundam que estamos aqui por uma boa causa. Diria antes, por uma grande causa: o Concelho de Abrantes com as suas 19 Freguesias.
Este mesmo Concelho que nos últimos 15 anos tão mal tratado tem sido pela governação do Partido Socialista.

Estamos aqui porque apostamos na mudança para o Concelho. E para isso é preciso agitar, renovar, promover, cortar com o conservadorismo há muito instalado e que tem barrado o desenvolvimento verdadeiramente sustentado.

É por isso que consideramos que o acontecimento desta noite, o de apresentação oficial do nosso candidato a Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, poderá ficar na história como um ponto de viragem na democracia em Abrantes, pela trajectória e linha de rumo bem definidos, a que só um grande obstáculo intransponível travará o nosso objectivo.

Sabemos com o que contamos do lado contrário, os nossos adversários, a sua demagogia, a contra-informação e a panóplia de atropelos que já são de nós conhecidos.

Foi há 4 anos, num tempo difícil do CDS-PP de Abrantes, que tive o prazer de conhecer Joaquim Ribeiro na altura o líder da concelhia, e João Batista Pico, quando se preparavam para gravar um tempo de antena numa rádio local.
Depois de um breve diálogo e de um período de reflexão, para surpresa geral acedi a colaborar e a concorrer pelo CDS-PP à Assembleia de Freguesia de Tramagal ou seja da minha terra, a única vila do concelho de Abrantes e que à imagem das outras 18 Freguesias tinha sido e continua a ser, o espelho do deixa andar, figurando nela o retrato fiel do conjunto dos problemas de todo o concelho, com particular realce para a fuga dos jovens e jovens casais para a sede do concelho e fora dele, como resultado de uma política nefasta do Partido Socialista com derivações terríveis a outros níveis no interior das freguesias.

Da minha inclusão numa lista do CDS e à última hora face a vicissitudes da altura, o resultado das eleições acabou por ser frustrante mas, ao mesmo tempo regenerador pelo modo como tudo se tinha processado em especial por partirmos nitidamente atrás de todos os outros, que já levavam meses e até anos de preparação e campanha.

Porém, ficou a experiência, a aprendizagem desses erros, e enfrentámos 4 anos de muito debate e preparação com vista ao objectivo.
Cerrámos fileiras, planeámos as linhas mestras para uma candidatura em 2009 e pusemos mãos à obra de molde a cimentarmos a nossa vontade em um único sentido: conquistar a Câmara Municipal de Abrantes, até porque somos os únicos que amamos verdadeiramente Abrantes.

Pelo meio, nem as convulsões internas do CDS-PP atrapalharam a linha e o rumo traçados pela nova concelhia então eleita e simultaneamente renovada, que mantiveram a orgânica e o rumo então desenhados.

Esta evidência redundou numa convergência lógica e esperada.
E foi com toda a propriedade que a Concelhia do CDS-PP de Abrantes, em Julho do ano passado, ratificou o nome de João Batista Pico como legítimo candidato à Câmara Municipal de Abrantes nas eleições autárquicas de 2009.

No dia 2 de Janeiro deste ano inaugurámos o blogue da Candidatura a que denominámos de “Abrantes Popular”, e era desta forma que me referia a João Pico:
- "João Pico, é natural do concelho, não é um desconhecido, já foi autarca em Assembleia de Freguesia do Souto onde desempenhou o cargo de Presidente, teve assento na Assembleia Municipal e foi Vereador.
É um homem íntegro, sério, leal, educado, culto, de formação académica do nível médio, mas com uma postura invejável do ponto de vista das relações humanas, valores e predicados que fazem dele uma pessoa impar e muito invejada.
Conhece o Concelho como poucos assim como a maior parte dos dossiers em curso;
É um técnico altamente habilitado e com grande experiência na área do urbanismo constituindo nesta área uma mais valia há muito arredada em Abrantes.
Nos últimos tempos tem surpreendido os munícipes ao apresentar soluções e alternativas para as grandes questões do concelho.
Meus amigos, mais argumentos para quê?
João Pico constitui-se como a grande e única alternativa ao poder socialista em vigor."

Desde a deliberação da Concelhia relativamente ao nome do nome candidato, a evolução da candidatura tem conhecido passos extraordinariamente seguros.
- Revisitou o Concelho como mais ninguém.
-Detectou e confirmou muitos factos negativos da governação camarária, nalguns casos provocando até o recuo das suas intenções.
- Avaliou causas e efeitos sugerindo a melhor solução.
- Publicou denúncias em comunicados à imprensa
- Em colunas de jornais locais e nacionais
- Em entrevistas e debates nas rádios locais
- Enviou missivas com assuntos prementes e importantes da actualidade abrantina aos deputados da Nação eleitos pelo CDS-PP
- Usou a blogoesfera para opinar, decifrar, contrapor, sugerir e debater os temas mais quentes no momento em Abrantes, através do blogue pessoal do nosso candidato que em ano e meio ronda as 80.000 visitas, e mais recentemente, a partir do dia 2 de Janeiro no blogue da candidatura que neste mês e meio decorrido ultrapassou o número de 7.000 visitantes.

Através desta ferramenta que se está a revelar muito importante na divulgação dos nossos anseios e preocupações, já incluímos 5 inovadoras propostas sem custos avultados para os cofres da Câmara com em vista à melhoria imediata das condições de vida dos abrantinos.
Sucintamente, para os que ainda não conhecem as nossas primeiras 5 propostas para aplicação no imediato passarei a enunciá-las:
1 – Construção de um Centro Coordenador de Transportes na Fontinha a custos reduzidos através de parcerias
Criação de uma super-estação Rodoviária na Rotunda do Olival (convergência das freguesias de S. Vicente e Alferrarede);
2 - Concessão do Estádio Municipal com "parceria" para Centro de Estágios, com vista à diminuição do total ou parcial dos elevados custos de manutenção
E com isto, apostar no Turismo Ecológico e de Lazer, na atracção de Abrantes e na pureza revigorante da envolvente à Albufeira do Castelo de Bode;
3 – Formação de um Conselho Municipal da Juventude
Os jovens são o nosso futuro
Um forum de cidadania virado aos jovens é imperioso;
4 - Serviços Camarários em Semana de 4 dias
À semelhança do bom exemplo do Município de Mafra, horários de 2ª a 5ª feira das 9 às 19 horas, encerramento dos serviços à 6ª feira.
5 – Abertura do Trânsito Automóvel em todo o Centro Histórico
As ruas e praças mais livres e estacionamentos estratégicos como no Parque Dr. Rogério Ribeiro e traseiras do Chafariz...

Com estas medidas sentimos que há condições de devolver o Concelho aos munícipes. O anúncio destas estratégias funcionou, e em pouco tempo a candidatura passou a estar na mira até dos mais desprevenidos, pela essência e conteúdo, e foram objecto da primeira página de alguns dos semanários locais e regionais e sempre com a relevância do nome do CDS-PP em destaque.
E com orgulho que referimos, que do ponto de vista da perspectiva da nossa estratégia nos tornámos mais conhecidos, logo, populares.

E apesar da data do dia de hoje, dia 13 sexta-feira, a Candidatura Abrantes Popular não é supersticiosa, não tem medo, bem contrário, tem muita confiança por que, é mesmo popular.

Tal como no último Congresso do CDS-PP, também as coligações aqui em Abrantes são a tónica da preocupação de alguns ilusionistas e não só.
Para aqueles que ousam e usam a calúnia e a contra-informação contra esta candidatura, convidamo-los a interiorizarem de que em Abrantes vamos às urnas sozinhos
.

E esta certeza assenta numa base sólida que temos encontrado no nosso campo de acção, com via para o desenvolvimento sem perder de vista as questões envolventes das políticas sociais e que a partir de agora passarão também a figurar no nosso role de preocupações, mormente com o aumento do volume de desempregados e famílias mais carenciadas mesmo tendo em conta que algumas destas já detêm prestações sociais no âmbito da segurança social.

Não é em vão que produzimos afirmações ou ideias como as que hoje aqui proferimos, É com responsabilidade e o dever de agir enquanto cidadãos de um Concelho que amamos verdadeiramente.
É porque sentimos que temos uma chance única, porque somos fortes, porque estamos fortes e porque somos os mais fortes e credíveis.

Sr. Presidente do CDS-PP, Dr. Paulo Portas:
Temos o sentimento de que a sua presença aqui é a demonstração clara e o sinal de que Abrantes estará na linha de alguns objectivos que o CDS-PP traçou para as eleições autárquicas deste ano.
Queremos retribuir-lhe esse apoio.
Para isso reiteramos-lhe que trabalharemos incansavelmente de forma a conquistar Abrantes para os Abrantinos via CDS-PP.

Permita-me Sr. Presidente, com a sua aprovação, declarar e apresentar oficialmente, o nome de João Batista Pico como Candidato a Cabeça de Lista pelo CDS-PP, à Câmara Municipal de Abrantes, nas próximas eleições autárquicas.

E permita-me também Sr. Presidente, e de novo com a sua aprovação, que apresente a surpresa da noite: o anúncio do candidato a cabeça de lista à Assembleia Municipal de Abrantes pelo CDS-PP.
Trata-se de um homem cujos predicados são por demais reconhecidos no Concelho, é um abrantino de gema e está de alma e coração no Abrantes Popular: Senhoras e Senhores, Eduardo Margarido.

E já agora Sr. Presidente volto a pedir-lhe a sua permissão para que anuncie com a pompa que a circunstância exige, o nome da mandatária da nossa lista, a D. Natália Magiollo Gouveia.

Sem comentários:

Enviar um comentário