quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Proposta Nº 1 do ABRANTES POPULAR - Desenvolvimento passa por melhores meios de Transportes

TRANSPORTES LOCALIZADOS NOS EIXOS CERTOS DO DESENVOLVIMENTO
;
A localização dos Terminais Rodoviários do Cartaxo, de Santarém e de Torres Novas têm uma coisa em comum: centralidade!
O Terminal de Abrantes está em total isolamento e fora da centralidade urbana.
A CMA é a "senhoria" do Terminal Rodoviário inaugurado em Maio de 1994.
Um Terminal que não tem iluminação interior, que obriga todos os utentes a subirem e descerem umas escadas de duplo piso, às escuras e mantém o piso superior apenas com a iluminação do bar e o piso inferior só iluminado pela bilheteira e os faróis médios dos autocarros, nos momentos das chegadas e partidas.
Portanto, uma qualidade de serviços miserável!
;
O porquê da Proposta Nº 1 do Abrantes Popular?
;
Porque há um eixo de desenvolvimento económico associado ao maior índice de habitação e serviços, que se desenvolve da entrada da A-23 no Olho de Boi/Canaverde, ao Tapadão, à Chainça, Alferrarede, Tecnopolo, Vale de Rãs, Rotunda do Olival, Encosta Sul, Hospital, Mercado Diário, Tribunal, Finanças, Notariado e Conservatórias e demais serviços, e CENTRO HISTÓRICO, com proximidade efectiva às grandes escolas ( Miguel de Almeida, Manuel Fernandes, Solano de Abreu e Politécnico).
;
OS EIXOS CERTOS:
Três freguesias urbanas: Alferrarede, S. Vicente e S. João.
É com elas que temos que saber viver e conviver!
;
Quatro grandes Escolas, que reunem em si, o maior grupo de utentes dos transportes públicos de Abrantes.
O VALE da FONTINHA é o espaço mais disponível e ao mesmo tempo o que maior centralidade confere ao espaço urbano da cidade e é ao mesmo tempo parte integrante do chamado CENTRO HISTÓRICO.
Conjugando esse Terminal da Fontinha com um estacionamento nas traseiras da Rua de Angola e das traseiras da Tapada do Chafariz, que se chocam e interligam, temos dado um passo de GIGANTE na reanimação do problema número um do CENTRO HISTÓRICO: as acessibilidades!
;
NÂO BRINQUEM MAIS com projectos de reanimação. Muito se tem falado do projecto do Vale da Fontinha, mas sempre se tem esquecido o essencial: como trazer o público e os utentes até ao Centro Histórico.
Não há animação sem público. E não há público sem transportes. Bons e adequados meios de transportes que coloquem as pessoas nos locais mais importantes.
Logo o actual Terminal, que desrespeitou esse pormenor fundamental da centralidade após a eliminação da velha garagem dos Claras, nunca podia servir bem os utentes e os interesses do desenvolvimento adequado a uma cidade.
Passaram-se quinze anos, com os utentes de costas voltadas.
BASTA!
EXECUTE-SE finalmente um projecto para os cidadãos e para a cidade!
;
Nota:
1- Os exemplos de Santarém e principalmente de Torres Novas, com os Terminais mesmo nos centros urbanos e com instalações bem preparadas para servir os utentes, mostram como esse facto é determinante para o desenvolvimento e animação das cidades.
Não há que inventar nada. Aliás, já está tudo inventariado há muito.
2- HUMANIZAR os TRANSPORTES: admite-se como séria e inovadora a instalação no eixo Vale de Rãs/ Rotunda do Olival/Alferrarede, de uma sub-estação Terminal coordenadora de transportes sub-urbanos, com um pequeno edifício equipado com um posto de bilheteira, sala de espera protegida, por forma a criar uma centralidade de apoio a esses núcleos bastante importantes e eventualmente, outra dessas instalações na intersecção com as Zonas Industriais Norte e Sul de Alferrarede.
Da Candidatura Abrantes Popular - Proposta Nº 1

Sem comentários:

Enviar um comentário